domingo, 2 de junho de 2013

Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas.

O que é adrenalina? 
A adrenalina é um hormônio liberado pelas glândulas que ficam sobre os rins (glândulas suprarrenais). A presença no organismo se dá através de um sinal liberado em resposta ao grande estresse físico ou mental, situações de forte emoção como, por exemplo: descida em montanha russa, salto de paraquedas, esportes radicais em geral.
A adrenalina atua como um neurotransmissor que tem efeito sobre o sistema nervoso simpático, preparando o organismo para um grande esforço físico. Os sintomas característicos da liberação de adrenalina são: suor, vasoconstrição, aumento dos batimentos cardíacos, dilatação das pupilas e brônquios (aumenta a visão e deixa a respiração ofegante), eleva o nível de açúcar no sangue, entre outros. 

Quando ela é liberada?
A adrenalina é liberada no organismo em situações de susto ou emergência (quando o organismo é preparado para correr ou fugir), estimulando as funções do sistema nervoso autônomo simpático. Como resultado, o coração acelera (mais glicose e oxigênio chegam aos músculos), a glicose é liberada pelo fígado, a pupila dilata (aguça a visão, mesmo no escuro), o sangue é desviado da periferia do corpo para a musculatura esquelética,para garantir a fuga ou ataque. Como consequência, ocorre palidez (branco de susto), a bexiga urinária e o tubo digestivo relaxam (o que pode causar acidentes nessas ocasiões) e também os órgão genitais são inibidos. Trata-se de um "esforço conjunto" do organismo para resolver a possível emergência. É por isso que a liberação contínua e excessiva de adrenalina acaba resultando em estresse, pois o organismo fica todo o tempo preparado para uma situação de emergência, sem voltar às condições normais de funcionamento.

Quais os seus efeitos?
Seus principais efeitos são: pupilas dilatadas, palidez, respiração ofegante e batidas mais rápidas do coração.

- Taquicardia (o coração dispara e impulsiona mais sangue para os braços e pernas, dando-nos capacidade de correr mais ou de nos exaltar mais em uma situação tensa, como uma briga);

- Aumento da frequência respiratória e da taxa de glicose no sangue (isso permite que as células produzam mais energia);

- Contração dos vasos sanguíneos da pele (o organismo envia mais sangue para os músculos esqueléticos) – por essa razão, ficamos pálidos de susto e também “gelados de medo”!

Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?
A alimentação do atleta é muito importante para favorecer o melhor desempenho esportivo e evitar carências nutricionais. Com uma alimentação equilibrada, podem-se melhorar os depósitos de energia, reduzir as doenças, reduzir o cansaço, aumentar o tempo de atividade do atleta, recuperar os músculos depois do treino e melhorar a saúde geral.
Para isso, a dieta deve ser equilibrada, ter qualidade, variedade e moderação. Por isso, é importante conhecer os alimentos para saber em que eles podem ajudar ou prejudicar no desempenho esportivo.
  • Fibras:
A fibra faz bem para a saúde de diversas maneiras, mas o que talvez você ainda não saiba é que ela também garante um corpo esbelto! Ela dá a sensação de saciedade sem contribuir com calorias. Não é fantástico? Isso porque, no estômago, as fibras incham como esponjas e algumas delas, como farelo de trigo, por exemplo, podem reter quatro vezes seu peso em líquido. Por isso, comemos menos e demoramos a sentir fome novamente, já que elas  permanecem no estômago durante um bom tempo depois de ingeridas. No final da digestão, desencadeiam outro saudável processo: aceleram os movimentos do intestino, evitando a prisão de ventre.
  • Carboidratos:
São considerados nutrientes energéticos, pois têm como função o fornecimento de energia necessária para o corpo realizar atividades como: andar, trabalhar, estudar, correr, jogar futebol e outras. São encontrados em alimentos como: pães, massas (sem molhos gordurosos), arroz, batata, frutas, aipim, cereais, etc.
Hidratação — mantendo a água no corpo:
Manter o corpo hidratado é fundamental para a saúde água é quase tudo no nosso corpo, literalmente. Cerca de 70% dele é formado por água. Diante disso, já dá para ter uma idéia do quanto este líquido precioso é importante para qualquer ser humano. A forma mais comum de fornecer água ao organismo é através das bebidas e dos alimentos. “A água é fundamental no processo de digestão e absorção dos nutrientes, na circulação e eliminação de toxicinas, na proteção a órgãos e tecidos, inclusive evitando a flacidez da pele, e para regular a temperatura corporal”.
  • Proteínas:
São consideradas nutrientes construtores, pois constroem e reparam músculos, tecidos, células, produzem anticorpos (para combater doenças e infecções), enzimas e hormônios (que regulam funções do corpo). Suas fontes são: carnes, ovos, leite e derivados, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, nozes, castanha, etc.
  • Vitaminas e Minerais:
São os elementos reguladores, importantes por participarem do funcionamento intestinal, digestão, circulação sanguínea e sistema imunológico (sistema de defesa contra doenças). São necessárias para o crescimento normal e manutenção da vida.
As vitaminas e minerais são obtidos através da ingestão diária de uma variedade de frutas, verduras e legumes. Se o atleta  tiver problemas com a ingestão de frutas e verduras, terá problemas com o aporte adequado de vitaminas e minerais. O ideal é selecionar no mínimo três cores diferentes de salada (ex: laranja-cenoura, vermelho-tomate, verde-alface).
  • Equilíbrio de nutrientes:
Os nutrientes têm papéis diferentes, embora trabalhem juntos ou precisem da presença de outros componentes para agir. O equilíbrio de nutrientes é como o equilíbrio de energia. Atletas devem consumir todos os nutrientes necessários para saúde e força durante treinamento e competições. Uma típica dieta de alto desempenho para um atleta fornecerá a maior parte da energia a partir de carboidratos, e baixo teor de gordura e proteína em quantidades praticamente iguais.

Conclusão : 
A adrenalina é um hormônio que é liberado em momentos de emoções e estresse. Pode ser um tanto perigoso para nossa saúde, principalmente para os mais estressados, nervosos, a adrenalina liberada em excesso, pode causar várias doenças. Já as pessoas que leva uma vida saudável, a adrenalina libera efeitos saudáveis e de bem-estar. Ela serve para capacitar o nosso corpo a fazer um esforço físico muito superior ao habitual. Numa situação de perigo, capacita-nos a fugir ou a lutar de uma forma que nunca seria possível se os nossos vasos sanguíneos não estivessem inundados de adrenalina. O funcionamento do corpo dos atletas tem que estar preparado para a adrenalina, pois quando eles correm eles entram em contato com a adrenalina, eles têm que tomar cuidado para que coisas mais graves não aconteçam.

Em um todo ter uma boa alimentação não é necessário somente no período de copa do mundo ou outros tipos de exigência do seu corpo, mas uma boa alimentação serve para a vida toda como uma rotina diária porque se alimentar bem ajuda a você ter um corpo em um estado físico melhor tendo um rendimento maior e melhor. A ingestão de água também tem o seu valor no nosso corpo. Tendo 70% composto desse material devemos ingerir bastante, ter uma boa alimentação e fazer exercícios físicos fazem bem para a saúde do humano que não deve ficar em casa ou no trabalho somente comendo coisas gordurosas como batata-frita, hambúrguer ou refrigerantes, esses produtos podem ser ingeridos, mas com cautela ou moderação.
  
Beatriz Souza 08,  Diogo Albuquerque 11, Geyson Brito 16, Letícia Cordeiro 29

Nenhum comentário:

Postar um comentário